Verão Curitiba 2023 começa com muita brincadeira em família nos parques

Foi dada a largada, neste domingo (15/1), para o Verão Curitiba 2023, programa especialmente preparado pela Prefeitura de Curitiba para a estação que proporciona temperaturas mais agradáveis, permite roupas leves e que coincide com o período de férias escolares, combinação que acaba em brincadeira e diversão.

Muita gente passou pelas sete áreas verdes escolhidas para a programação totalmente gratuita que se estende até o dia 12 de fevereiro, sempre aos domingos, das 14h às 18h.

O Verão Curitiba 2023 integra o Curitiba Viva Bem, política pública da Prefeitura de Curitiba de promoção da qualidade de vida na cidade.

Atividades variadas

A família do menino Bryan Omaran, de 10 anos, que mora no Umbará, estava de passagem pelo Parque Barigui e ali ficou quando viu tantas opções de brincadeiras, ao lado do Salão de Atos do Parque.

Com diversas estações de brinquedos, quem passou pelo espaço reservado às atividades do Verão Curitiba 2023 no Barigui encontrou brinquedos infláveis, cama elástica, jogos, atividades com bola, circuito de bicicleta, pintura, jogos de montar, tênis de mesa, perna de pau, xadrez gigante e outras atividades.

Juntos, Bryan e os pais, Said Mimi e Piscila Lira, jogaram jogos de tabuleiro, pingue-pongue e basquete. Eles já pensam em voltar a um dos sete locais onde as atividades estão sendo realizadas. “Vi que tem atividade no Lago Azul, perto de onde a gente mora. É muito bom ter essa programação. Nas férias dele, a gente quer interagir, nós três juntos”, comentou Priscila.

Além do Parque Barigui, entre os bairros Bigorrilho e Santa Inácio, o Verão Curitiba 2023 está sendo realizado na Praça Afonso Botelho, parques Atuba, Lago Azul, no Umbará, Náutico, no Boqueirão, Passeio Público, no Centro, e Yberê, no Campo de Santana.

Menos celular, mais brincadeira

A cobradora Helen Cintia dos Santos soube pelas redes sociais da programação e levou a filha, Ana Carolina, de 7 anos, e a amiga Júlia, de 8 anos.

“É maravilhoso ter esse tipo de atividade nas férias. Se deixar, a criançada fica tempo demais no celular. Quando tem esse tipo de atividade, a gente tem que trazer. Se eu puder, a gente vem de novo”, disse ela, que mora no Campo Comprido.

Os brinquedos infláveis foram os primeiros escolhidos pelas duas amigas. Elas foram no tobogã e no kid play, depois puderam pintar, jogar jogos e participar de outras brincadeiras.

A técnica em nutrição Caroline Luckow Bianchi, moradora do Fazendinha, levou a mãe, Albertina Luckow, e a filha Clara, de 6 anos, ao Barigui. “A programação é uma forma de estimular a sair de casa e aproveitar o calor”, afirmou. Dona Albertina sentou no chão e, junto com a neta, ia separando as peças de montar que Clara precisava. “Avó é pra essas coisas”, brincou.

A Família Folhas também passou pelo Verão Curitiba 2023 do Parque Barigui. Além de tirar muitas fotos com a criançada, os personagens fizeram uma apresentação ao ar livre.

As próximas datas do Verão Curitiba serão 22 e 29 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro.

As atividades gratuitas são coordenadas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, com patrocínio da RIC e apoio da Jovem Pan, Megamania, Farmácias Nissei e Calceleve. Nos sete locais de atividades, a equipe mobilizou cerca de 70 pessoas, entre professores, monitores e profissionais contratados.