Roteiros culturais gratuitos celebram conexão arte-natureza em Curitiba

No mês do Meio Ambiente, a Fundação Cultural de Curitiba oferece três opções de roteiro culturais gratuitos para celebrar a relação entre arte e preservação ambiental: Yanonami em Curitiba - exposição fotográfica da Claudia Andujar; o documentário Biocêntricos e a mostra de ilustração de Abelhas Nativas da Mata Atlântica.

Com diferentes abordagens artísticas, todas as opções demonstram como a expressão artística pode ser um instrumento poderoso na conscientização para proteção da natureza e também no fortalecimento da identidade cultural de um povo.

Exposição Yanomami em Curitiba, no Museu Municipal de Arte (MuMA)

A partir do dia 14 de junho, o MuMA receberá uma coleção de 80 fotografias da renomada fotógrafa Claudia Andujar. As imagens foram capturadas durante as expedições da fotógrafa à Amazônia nos anos 1970 e 80, retratando a vida cotidiana, costumes e tradições do povo indígena Yanomami. A exposição alerta para a importância da preservação do território Yanomami e mostra a expressão artística como meio de conscientização ambiental.

As imagens da mostra Yanomami pertencem ao acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. Foram adquiridas pelo município em 1998, quando a fotógrafa participou da 2ª Bienal Internacional de Fotografia, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, presidida na época pela primeira-dama Margarita Sansone.
Local: Museu Municipal de Arte – MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão).
*Abertura, 14 de junho, às 19h.
Até 1º de setembro - De terça a sexta-feira, das 10h às 19h.

Exibição do filme Biocêntricos, na Cinemateca de Curitiba

No Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda (5/6), a Cinemateca de Curitiba apresentará o documentário premiado Biocêntricos. O filme retrata o trabalho da bióloga e ativista americana Janine Benyus, que promove a biomimética, uma abordagem que busca solucionar os problemas gerados pela humanidade por meio do uso das estratégias e conhecimentos da natureza. O documentário mostra como a biomimética influencia o trabalho de diversos profissionais, como ecologistas, arquitetos, designers, químicos e engenheiros, em diferentes países. Depois da sessão, haverá um bate-papo com a diretora do filme, Fernanda Heinz Figueiredo.
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174).
Data e horário: 5 de junho, às 19h.
*Ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.

Exposição Abelhas Nativas da Mata Atlântica, no Jardim Botânico

A Galeria das Quatro Estações, localizada no Jardim Botânico, apresentará a exposição da artista visual e ilustradora Birgitte Tümmler. A mostra exibirá reproduções em grande escala de 19 espécies de abelhas nativas da Mata Atlântica, desenhadas pela artista com caneta esferográfica. Birgitte utiliza sua habilidade artística para sensibilizar e promover a conscientização ambiental. A exposição faz parte dos esforços do grupo Abun, que reúne artistas e biólogos em prol da proteção de espécies ameaçadas.

Essas três opções de roteiro cultural oferecem diferentes abordagens artísticas para ressaltar a importância da preservação ambiental e a valorização da identidade cultural brasileira. A exposição fotográfica, o documentário e a exposição de ilustrações demonstram como a expressão artística pode ser um instrumento poderoso na conscientização e na proteção da natureza.
Local: Galeria das Quatro Estações – Jardim Botânico.
Horário: diariamente, das 10h às 18h.