Reuniões pré-conferência de proteção animal de Curitiba começam na segunda

Começam nesta segunda-feira (3/4) os Encontros pré-Conferência Municipal de Proteção Animal de Curitiba, promovidos pela Rede de Proteção Animal. Além de discutir políticas públicas para os animais, a conferência, prevista para o dia 2 de dezembro, vai designar os novos membros do Conselho Municipal de Proteção Animal (Comupa). A atribuição é da conferência desde a assinatura do Decreto Municipal 1391 de 2019.

Os delegados serão indicados nas reuniões regionais prévias, com a participação da população. Serão cinco indicações da comunidade local atuante. Segmentos que compõem o Comupa também indicam delegados.

“Poderão pleitear a participação como delegados protetores independentes com cadastro ativo junto à Rede de Proteção Animal e que residam em bairros de abrangência das respectivas Administrações Regionais”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Comupa

O Conselho, criado pela Lei 11.398/2005 – posteriormente alterada pela Lei 14.2018/2012 –, estabelece um colegiado de instituições que tenham como escopo de atuação a proteção aos animais.

Integram o Comupa, por parte do município, as secretarias do Meio Ambiente, da Saúde, da Defesa Social e da Educação. Além do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV PR) e do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBIO PR).

Entidades representativas de classes ligadas aos animais e universidades com cursos de Veterinária, Biologia e Zootecnia com sede em Curitiba também participam. Há representação, ainda, da Câmara de Vereadores; de organizações de veterinários, biólogos e zootecnistas; da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo; de associações de moradores e de organizações de proteção animal de Curitiba.

Agenda das reuniões regionais

Tatuquara e Pinheirinho
Data: 3/4 (segunda-feira)
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho