Prefeitura lança livro e exposição sobre a diversidade da fauna de Curitiba

Em junho, os visitantes do Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura no Centro Cívico, vão conhecer mais sobre a fauna curitibana. No local, o prefeito Rafael Greca abriu, nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma exposição que reúne ilustrações naturalistas feitas com caneta esferográfica e animais taxidermizados (empalhados) do Museu de História Natural do Capão da Imbuia.

A exposição apresenta 48 telas com ilustrações de animais presentes no livro Inventário da Fauna de Curitiba 2023, lançado também na ocasião.

“Muito nos honra ter um inventário da fauna nativa, da mata das araucárias, seja ele um manual para os que agora vivem e também para os que vão nascer”, disse o prefeito Rafael Greca.

As ilustrações expostas foram feitas pela dinamarquesa Birgitte Tümmler, reconhecida artista visual conservacionista. Naturalizada brasileira, ela já morou em Curitiba.

Birgitte atuou com os pesquisadores do livro para produzir os desenhos. “Foi um desafio reproduzir as imagens com o máximo de detalhes e conhecer os animais, mas aprendi muito”, relata a artista.

Além das ilustrações, conta com animais nativos taxidermizados, como o carcará e gato-do-mato.

Inventário da Fauna de Curitiba 2023

O livro lançado nesta segunda compila todas as espécies catalogadas no município. A obra é uma forma de valorizar a diversidade animal preservada pelas áreas verdes do município.

• CLIQUE AQUI para fazer o download o Inventário da Fauna de Curitiba 2023

O livro foi feito em parceria com o Museu de História Natural do Capão da Imbuia conta com edição do pesquisador Fernando Costa Straube, além da participação de 100 pesquisadores vinculados a mais de 70 instituições nacionais e internacionais. São catalogadas mais de três mil espécies de animais no inventário que será revisado e relançado a cada quatro anos.

“A intenção é mostrar a diversidade e gerar conhecimento acessível sobre a fauna em Curitiba através da arte. A fauna daqui é muito rica, principalmente devido à conservação de áreas verdes”, explicou a coordenadora geral do livro, Patricia Weckerlin e Silva.

O livro tem distribuição gratuita e versão digital. Cópias serão entregues para todas as escolas da rede municipal de ensino. Há QR codes dispostos na exposição para o acesso dos interessados.

Em julho, a exposição será levada ao Museu de História Natural Capão da Imbuia, que é um dos principais acervos zoológicos brasileiros. O museu está sob a responsabilidade direta da Prefeitura de Curitiba desde 1981.