Familia Folhas

Prefeitura de Curitiba busca soluções para reduzir o uso de plástico

Imagem Destaque


O prefeito Rafael Greca e a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, receberam, nesta quinta-feira (24/11), no Palácio 29 de Março, a visita do CEO da empresa Earth Renewable Technologies (ERT), Kim Gurtensten. O objetivo do encontro era a discussão de soluções para incentivar a prática da compostagem e o uso de sacolas biodegradáveis na cidade. 

Em agosto deste ano, em uma visita do prefeito à empresa na CIC, a Prefeitura recebeu a doação de sacos plásticos de matéria-prima biodegradável, feitos com polímero de cana de açúcar para serem utilizados em lixeiras de parques e praças, limpeza e coleta de resíduos, além de feiras e equipamentos públicos.

Segundo o prefeito, a utilização de produtos mais sustentáveis é importante para diminuir o uso dos aterros sanitários, "e tornar nossa cidade e nosso mundo melhores."

Enquanto o plástico comum pode demorar até 500 anos para se desintegrar na natureza, o biodegradável some em cinco meses.

O encontro, que contou também com a participação da secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, e do diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis, serviu para uma avaliação do uso de 50 mil sacolas doadas em agosto. A empresa produz o polímero que pode ser utilizado para confecção de diversos utensílios e embalagens. O vereador Pier Petruzziello também participou da reunião. 

Produtos semelhantes podem ser incorporados ao Programa Municipal de Compostagem, iniciado em 11 ecopontos da cidade. Greca determinou, ainda, que o programa seja ampliado e que seja iniciada uma campanha de compostagem nas escolas da Rede Municipal, com a participação da Família Folhas