Familia Folhas

Do BRT à profusão de parques, legados de Curitiba se espalham pelo Brasil e mundo

Imagem Destaque

Curitiba é reconhecida nacional e internacionalmente como uma cidade pioneira em várias áreas, como mobilidade, transporte público, planejamento urbano e sustentabilidade ambiental. Ao chegar aos 330 anos, no próximo dia 29 de março, Curitiba também celebra os vários legados que espalhou pelo Brasil e pelo mundo, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado pela cidade para mais de 200 países. 

A primeira gestão do prefeito Rafael Greca, entre 1993 a 1996, também deixou legados para a capital que até hoje influenciam a vida dos curitibanos e das pessoas que optaram por morar aqui. 

Veja como Curitiba se destacou ao longo da história e vem compartilhando soluções com o mundo em áreas como educação, mobilidade urbana, transporte público, cultura e meio ambiente.

Educação

A primeira universidade do Brasil surgiu em Curitiba. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi inaugurada em 19 de dezembro de 1912 e começou a funcionar em 1913, como uma universidade particular. Os primeiros cursos ofertados foram Ciências Jurídicas e Sociais; Engenharia; Medicina e Cirurgia; Comércio; Odontologia; Farmácia e Obstetrícia. O prédio histórico da UFPR (foto), da Praça Santos Andrade, começou a ser construído em 1913 e foi inaugurado em 1915.

Também na área da Educação, Curitiba foi pioneira ao oferecer internet gratuita para estudantes nos Faróis do Saber da cidade, em 1993, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca. Atualmente, os projetos evoluíram para os Faróis do Saber e Inovação e também disponibilizam de maneira gratuita impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada. Também foi na primeira gestão de Greca que foi implantada a educação em tempo integral para escolas municipais, oferecendo atividades extracurriculares e reforço escolar para crianças e adolescentes. 
 

Mobilidade urbana

Em 1972, Curitiba também mostrou que o pioneirismo está em seu DNA. No dia 19 de maio daquele ano surgiu o famoso Calçadão da Rua XV de Novembro. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a transformar uma de suas principais ruas do Centro em um calçadão para pedestres, privilegiando o caminhar e a convivência entre as pessoas. 

A Curitiba atual também segue investindo em mobilidade ativa, privilegiando o cidadão. Desde 2017, a gestão do prefeito Rafael Greca está sendo implantando o projeto Caminhar Melhor que prevê investimentos de R$ 9,5 milhões para obras de revitalização e acessibilidade das calçadas até o final de 2024. Exemplos de locais já estão contemplados com o Caminhar Melhor são as ruas Kellers, Bley Zornig e João Parolin. 

O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à acessibilidade no ambiente urbano.

Do BRT à era da eletromobilidade

Na área do transporte público, Curitiba também foi pioneira ao ser a primeira cidade a usar corredores exclusivos, as canaletas, para a circulação de ônibus. O Bus Rapid Transit (BRT) surgiu na década de 70 e a inovação curitibana está presente em mais de 200 países pelo mundo, que também utilizam as canaletas exclusivas para o transporte público. Outro fato que mudou a história da mobilidade de Curitiba foi o início da circulação dos ônibus biarticulados pelas canaletas na década de 1990. 

Durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, entre 1993 e 1996, foram iniciadas as integrações dos terminais de ônibus com as Ruas da Cidadania e, desde 2017, Curitiba vem se preparando para dar mais um passo para o futuro seguindo a tradição da inovação. Os projetos do novo Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste farão a transição do transporte público atual para a era da eletromobilidade. A entrada dos ônibus elétricos vai aumentar a sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

Pioneirismo na Cultura

Curitiba se destaca no campo das artes. No mês de janeiro de 2023, a Fundação Cultural de Curitiba completou 50 anos de história. O órgão municipal de cultura da capital é anterior ao Ministério da Cultura, que foi criado em 1985.

A FCC é responsável por gerenciar 66 espaços culturais de Curitiba, desde pequenos anfiteatros até complexos culturais como o Memorial Paranista, o Solar do Barão com Gibiteca, Museu da Gravura e da Fotografia, a Cinemateca, o Cine Passeio, o Portão Cultural e o Teatro da Vila.

Em 2021, o prefeito Rafael Greca resgatou este pioneirismo na cultura ao inaugurar o Memorial Paranista. Uma área de 6 mil m2, dentro do Parque São Lourenço, revitalizada com elementos de paisagismo, da arquitetura Paranista e fontes de água, reúne 15 obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. O destaque vai para a obra Marumbi, com 3 metros de altura e cerca de 700 kg. No mesmo espaço, os visitantes ainda podem conhecer as reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê do João Turin.

Família Folhas 

Curitiba foi uma das primeiras cidades do Brasil a falar sobre a reciclagem do lixo. No início da década de 1990 foi lançada a campanha ambiental Lixo que não é Lixo, com os personagens da Família Folhas. O objetivo era mostrar como atitudes simples, como separar o lixo comum do reciclado, deixam a cidade mais sustentável. 

Mais de 30 anos depois, Curitiba continua como uma das melhores cidades do Brasil na reciclagem de resíduos. No ano passado, a Prefeitura de Curitiba promoveu a volta da Família Folhas com novos integrantes: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e com o pet-folha Folheco, e a missão de aumentar a reciclagem na cidade para ajudar a reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento global.

Ainda na área ambiental, foi nos anos 1990 que surgiu o primeiro programa de recuperação de áreas degradadas da cidade, que incluía a criação de parques e áreas verdes em terrenos. O prefeito Rafael Greca criou parques como o Tanguá e o Tingui. O pensamento da criação de áreas verdes para preservação ambiental segue atual. Em novembro de 2022, a Prefeitura inaugurou o Parque Pinhal do Santana, o 45º parque da cidade, que fica no bairro Campo de Santana.
 

Mais legados de Curitiba inaugurados nas gestões do prefeito Rafael Greca: 

  • Na área da saúde, Curitiba se antecipou à discussão de vários problemas e começou a criar soluções na década de 1990. O Programa de Saúde da Família, que tinha como objetivo oferecer atendimento médico e preventivo para famílias de baixa renda em suas próprias casas, foi criado em 1993 na primeira gestão de Greca como prefeito. O programa foi pioneiro no Brasil e serviu de modelo para outras cidades.
  • O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimento médico de urgência que funciona 24 horas por dia, foi criado na década de 1990. Também foi um serviço pioneiro e é referência em atendimento de emergência no Brasil. 
  • Ainda na área da saúde, a primeira gestão de Greca foi responsável por criar o programa de controle da dengue, que incluía ações de prevenção, combate ao mosquito transmissor e tratamento dos pacientes, e o programa de controle da tuberculose. Esse serviço oferecia ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. 
  • Entre as ações inovadoras de combate a pandemia da covid-19, Curitiba foi a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da doença. Lançado em 2020, o serviço hoje já é oferecido para outras consultadas e se prepara para dar mais um salto, com ampliação de serviços. .
  • Os cuidados com as mulheres também estavam presentes na Prefeitura desde os anos 1990. O programa de prevenção ao câncer de colo de útero foi implantado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca.
  • O primeiro programa municipal de combate à violência doméstica do Brasil foi criado em Curitiba, também na década de 1990. O serviço oferecia atendimento psicológico e jurídico para mulheres vítimas de violência. 
  • Pioneira no Brasil no acolhimento às mulheres vítimas de violências, a Pousada de Maria completou 30 anos de funcionamento agora em 2023. A unidade de acolhimento institucional atende mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de seus filhos. A Pousada de Maria tem como principal marca o apoio e a oportunidade para o recomeço de vidas e sonhos.
  • Em 2017, Curitiba ganhou o primeiro coworking público do Brasil, no Parque Barigui. Atualmente, são três unidades (Barigui, Cine Passeio e Rua da Cidadania do Boqueirão).