Familia Folhas

Parque do Semeador, no Sítio Cercado, é renovado pela Prefeitura

Imagem Destaque

O prefeito Rafael Greca entregou nesta sexta-feira (18/11), à comunidade do Sítio Cercado, a revitalização do Parque do Semeador. A unidade de conservação teve a pista de atletismo reformada e ganhou uma quadra de grama sintética e uma academia ao ar livre renovada.

A requalificação das áreas verdes e espaços de lazer da cidade faz parte do programa Curitiba Viva Bem, que reúne uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

Greca lembrou que a área de 26 mil metros quadrados foi entregue ainda em sua primeira gestão, no final da década de 1990, e serve para contenção da água das chuvas e prevenção de cheias. “É uma obra de macrodrenagem e um investimento contra o aquecimento global, o que precisa ser feito por todo o mundo”, explicou, ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

Para marcar a inauguração foram plantadas três mudas de árvores nativas - um ingá, um ipê e uma aroeira. Outras 60 árvores fizeram parte da requalificação da grande praça. “Peço aos curitibinhas que cuidem das árvores”, disse o prefeito às crianças na tarde ensolarada. “As árvores nos ajudam a conter a carbonização do mundo e a reduzir as temperaturas”, completou, junto aos integrantes da Família Folhas - Seu Folha, Fifo, Fefo e Folheco.

Entre as famílias que aproveitavam a tarde no Parque do Semeador, estavam a recepcionista Milena Pereira Pacheco e o seu filho Caio, de 4 anos. “Sempre passamos por aqui aos fins de semana e tem muita gente. Ficamos felizes em receber as melhorias, é uma boa opção de lazer para as crianças”, contou ela, que já mora há nove anos no Sítio Cercado.

Acompanharam a entrega os secretários de Obras, Rodrigo de Araújo Rodrigues; de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; e do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior; além do diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; do gerente de praças, Luiz Felipe Moscaleski; e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Estiveram presentes também o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek; e os vereadores Tico Kuzma; Mauro Bobato; e Beto Moraes.

Esporte privilegiado

O Parque do Semeador agora conta com uma moderna quadra de grama sintética para futebol e outra poliesportiva, com piso de asfalto. As quadras foram cercadas com alambrado de 5 metros de altura para dar mais segurança aos frequentadores do parque, e, receberam pinturas com as marcações para disputa de futebol, basquete e vôlei.

Além de ampliar os espaços para a prática de esportes, o local também fica mais aconchegante para o lazer dos moradores. As novas áreas de estar com piso de paver e bancos de concreto têm também rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Outra novidade é a implantação da Casa do Tarzan, para as brincadeiras das crianças. O equipamento tem uma treliça de correntes e um escorregador para a diversão dos pequenos.

Iluminação

Para complementar a revitalização do parque, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) implantou novo sistema de iluminação no local, com equipamentos em tecnologia LED que são mais sustentáveis, são mais duráveis, têm maior eficiência luminotécnica e são mais econômicas.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.