Familia Folhas

Novo selo reconhece empresas engajadas na causa animal de Curitiba

Imagem Destaque

Seis empresas da capital foram as primeiras a receber o Selo Empresa Amiga dos Animais na manhã desta sexta-feira (28/4), durante a cerimônia de sanção da lei que implementa o reconhecimento, realizada no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. 

As entregas foram feitas pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, e pela secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. Na ocasião, foi lançado também o edital de credenciamento de clínicas veterinárias para participação no Programa Municipal de Castração Gratuita.

“Curitiba é referência na Proteção Animal, como em muitas outras áreas”, disse Pimentel. “E essa união do setor empresarial à causa, que merece todo o meu respeito, vai tornar a cidade ainda melhor e mais justa para os animais, nossos protetores e organizações não-govenamentais”, completou.

A lei, de autoria do vereador Tico Kuzma, líder do governo na Câmara Municipal, prevê o reconhecimento pela colaboração com as políticas públicas municipais de proteção e de bem-estar animal. O texto foi aprovado no início do mês.  

Para a secretária Marilza, o Selo vem trazer um grande reforço e um respaldo para as políticas públicas do município, além de se somar às demais legislações que garantem a efetividade da Proteção Animal da cidade. Ela lembrou que Curitiba já é uma das que mais investem na proteção animal no país. 

“São mais de R$ 6 milhões ao ano, que nos garantem bem estar e qualidade de vida para os animais e para a população, além de resultar em reconhecimentos nacionais importantes como o prêmio Expressão Ecologia e Cidade Amiga dos Animais, que a Rede de Proteção Animal recebeu nos últimos anos”, enumerou. 

O reconhecimento vem por conta das mais de 93 mil castrações gratuitas realizadas desde 2017; pelos 18,5 mil atendimentos de cães e gatos nas ações clínicas gratuitas com a Universidade Federal do Paraná (UFPR); pelo trabalho do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) no cuidado e como centro de adoção permanente de animais; além da criação da Patrulha de Proteção Animal, com a Guarda Municipal.

Compuseram a mesa, ainda, o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; e o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Contempladas 

As primeiras empresas contempladas foram o Pet Shop Rei dos Animais, doador de ração e patrocinador da próxima edição do evento de adoção Amigo Bicho, que acontece neste sábado; o Ítalo Supermercados; a Rede Condor; a Hiperzoo; e a Solito Alimentos, que fizeram a doação de uma tonelada cada para o Banco de Ração do município; e a Favretto Painéis, pela doação da veiculação de campanha de estímulo à adoção responsável em seus painéis pela cidade. 

Parte das rações doadas já foram encaminhadas, por meio de vouchers, a dez protetores de animais cadastrados junto à Rede de Proteção.

Presenças

Compareceram à sanção o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone; o diretor da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários e diretor da Associação Nacional dos Médicos Veterinários, Dr. Roberto Lange; a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila; os vereadores Rodrigo Reis, Mauro Bobato, Hernani e Toninho da Farmácia; e os administradores das regionais CIC, Raphael Keiji, Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim, e Tatuquara, Marcelo Ferraz Cézar. 

Pelas empresas, compareceram os representantes Ricardo Braga de Lima (Pet Shop Rei dos Animais); Adilson Evandro Ricardi (Ítalo Supermercados); Wanclei Benedito Said (Rede Condor);  Ângelo Ricardo de Melo (Solito Alimentos); Eduardo Aisengart Accioly (Hiperzoo); e Nelci Brasil Soares Fonseca (Favretto Painéis). O Fifo, "pai" do pet Folheco, da Família Folhas, também marcou presença.