Familia Folhas

No Mês do Meio Ambiente, regionais distribuem 10 mil mudas nativas

Imagem Destaque

Começa nesta terça-feira (7/6) a distribuição de 10 mil mudas de árvores nativas nas dez regionais da cidade. A ação faz parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e é comemorativa ao Mês do Meio Ambiente, que tem programação até o final de junho. A entrega começa pelo Cajuru e por Santa Felicidade (cronograma completo abaixo, com horários de início. A distribuição termina quando acabam os estoques). 

Cada regional terá mil mudas para distribuição. Será necessário, apenas, o preenchimento de um cadastro simples, com o local e as características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada ao interessado. 

Estarão disponíveis espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho. Em áreas privadas não há restrição de plantio, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

“A cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração, como a largura das calçadas, por exemplo”, esclarece o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, onde são produzidas as mudas, Roberto Salgueiro.

Além da beleza, as árvores garantem equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre. 

A Família Folhas tem compartilhado em campanha da Prefeitura esses benefícios do Desafio 100 mil Árvores e outras ideias de sustentabilidade para o dia a dia.

Pinhão Curitibano

Quem for buscar mudas nativas nas regionais pode aproveitar para colaborar com o projeto Pinhão Curitibano, que vai recolher, até o mês de julho, sementes de araucárias (pinhões) para a produção de mudas mais resilientes da espécie no Horto da Barreirinha. 

Onde buscar a sua muda?

Terça-feira (7/6)
9h - REGIONAL CAJURU - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
9h - REGIONAL SANTA FELICIDADE - Rua Santa Bertilla Boscardin, 213

Quarta-feira (8/6)
9h - REGIONAL PINHEIRINHO - Avenida Winston Churchill, 2.033
14h - REGIONAL BOQUEIRÃO - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430

Quinta-feira (9/6)
9h - REGIONAL PORTÃO - Rua Carlos Klemtz, 1.700 
9h -  REGIONAL BAIRRO NOVO - Rua Tijucas do Sul, 1.700

Sexta-feira (10/6)
9h - REGIONAL CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
9h - REGIONAL TATUQUARA - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
9h - REGIONAL MATRIZ - Praça Rui Barbosa, 101 (500 mudas)
9h - REGIONAL BOA VISTA - Avenida Paraná, 3.600

Segunda-feira (12/6)
9h - REGIONAL MATRIZ - Praça Rui Barbosa, 101 (500 mudas)