Familia Folhas

Mulheres são maioria no uso das composteiras comunitárias dos ecopontos de Curitiba

Imagem Destaque

As mulheres são maioria entre os participantes do Programa Municipal de Compostagem da Prefeitura de Curitiba, que vem recolhendo resíduos orgânicos não processados desde o final de setembro, com o objetivo de reduzir o uso dos aterros sanitários e das emissões de gases do efeito estufa, responsáveis pelas mudanças climáticas. 

A informação vem de um relatório divulgado pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente, que avaliou os primeiros quatro meses de implantação da ação nos 11 ecopontos da cidade

De acordo com o levantamento, a participação feminina corresponde a 86% do total de pessoas que separam e encaminham seus restos de alimentos aos ecopontos. Os meses de maior participação foram os de outubro e novembro do ano passado. 

No total do período, foi encaminhada quase uma tonelada de resíduo por 200 participantes, que devem começar a receber o adubo produzido nas composteiras comunitárias, para cultivo de hortas e jardinagem, a partir da segunda quinzena de janeiro. 

“Os moradores dos bairros próximos aos ecopontos passaram por um trabalho prévio de educação ambiental para saber quais resíduos podem ser compostáveis e como funciona o processo de decomposição do material orgânico”, explica o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis. “Estamos no início, mas com ótimas expectativas, e a ideia é que essas orientações sejam contínuas”, completa. 

Como funciona

O que levar?
As composteiras comunitárias dos ecopontos recebem cascas e restos de frutas, de legumes e verduras (todos crus), cascas de ovos, filtros e borra de café, saquinhos de chá e restos de folhas.

Precisa ser todos os dias?
Não, as cascas e restos de alimentos não processados podem ser acondicionados em casa, preferencialmente na geladeira, por alguns dias. 

Como levar?
Baldes ou sacolas compostáveis podem ser utilizados para levar ou para acondicionar o material até que ele seja encaminhado aos ecopontos. 

O que acontece com os resíduos?
Os resíduos colocados na composteira são cobertos com material seco (capim ou serragem), o que impede a formação de chorume em excesso, além de prevenir a propagação de odor e a atração de vetores transmissores de doenças. 

Para reforçar as informações e a importância de dar o destino correto também ao resíduo orgânico, o assunto é um dos temas tratados pela nova etapa da campanha da Família Folhas.

Fazenda Urbana

Além do Programa Municipal de Compostagem, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura também incentiva que a população faça o descarte correto de resíduos orgânicos na Fazenda Urbana. No espaço do bairro Cajuru, administrado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), há um projeto de compostagem que está transformando resíduos coletados por moradores da região em adubo para as hortas da comunidade. Com as ações do Compostroca, cascas de legumes, frutas, ovos e até filtros de café são separados por 19 famílias vizinhas e processados na central de compostagem do local.