As ações de preservação e cuidados com os rios feitas por moradores de Curitiba foram reconhecidas pela Prefeitura, nesta sexta-feira (24/11), com a entrega de um certificado do programa Cadastro Verde. As homenagens foram feitas no Salão Nobre da Prefeitura para 16 moradores da cidade e marcaram as celebrações pelo Dia do Rio.
O programa Cadastro Verde, coordenado pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi criado para incentivar a população de Curitiba a fazer ações sustentáveis que colaborem para a preservação dos rios e divulguem essas iniciativas nas redes sociais da Prefeitura.
Os certificados foram entregues pelo prefeito Rafael Greca, que falou sobre a importância da atitude de cada cidadão no cuidado com os rios de Curitiba.
“Agradecemos profundamente as pessoas que voluntariamente se tornaram Amigos dos Rios. A Família Folhas, que está aqui do meu lado, ensina isso desde cedo para as crianças de Curitiba, a separar, e a não jogar lixo no chão ou nos rios”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o lançamento do programa Cadastro Verde veio para reconhecer e divulgar as ações dos moradores de Curitiba que cuidam do meio ambiente da cidade, principalmente dos rios.
“Estamos sentindo cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas, com secas dos rios no Norte do país e chuvas excessivas aqui no Sul. É necessária a ajuda da população, e principalmente de vocês, homenageados pelo cuidado com os rios de Curitiba”, explicou Marilza.
Entre as ações reconhecidas nesta sexta-feira (24/11) pela Prefeitura estavam atividades que resultaram na economia e uso racional de água (implantação de cisternas nas casas e comércios); na proteção dos rios com o plantio de árvores nas matas ciliares; na melhoria ambiental com mutirões de limpeza para retirada do lixo descartado inadequadamente nas margens dos rios; na disseminação da educação e conscientização ambiental; na implantação de tecnologias, entre outras ações, vinculadas à proteção e conservação dos rios e da biodiversidade de Curitiba.
O morador do Bairro Novo, Juvenil Pereira dos Santos, conhecido como Baiano, ajuda na preservação e conservação da Mina D’água na Praça Leny Marés de Souza Cavalim, perto da casa dele. Ele foi um dos moradores que receberam o certificado do Cadastro Verde.
“Estou neste projeto há três décadas, desde a primeira gestão do Rafael Greca, então receber esse reconhecimento é muito importante. Recentemente temos trabalhado ainda mais, e toda a população consegue aproveitar isso”, afirmou.
Regina Saraceni, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Veneza (Amave), foi reconhecida pelos cuidados com o Rio Uvu, em Santa Felicidade. “Nosso trabalho começou com uma demanda pequena, mas fomos ouvindo cada vez mais pessoas, e agora estamos cuidando de muita coisa, principalmente no Rio Uvu. Essa homenagem é tudo, e representa todo o nosso esforço limpando os rios e ajudando pessoas de toda a cidade”, contou.
O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.
Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e educação ambiental.
É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.
O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.
Além dos trabalhos feitos pelo Amigo dos Rios, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas faz intervenções diárias nos rios e canais. São quase 390 mil metros de cursos d'água limpos e desassoreados desde 2017.
Também participaram da entrega dos certificados do Cadastro Verde o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento, Antonio Carlos Gerardi; o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani; do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias; do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; do Cajuru, Narciso Doro Júnior; da CIC, Raphael Keiji Assahida; do Fazendinha/Portão, Gerson Gunha; do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas; e do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o vereador Mauro Bobato; e o ex-vereador Antônio Borges dos Reis, autor da Lei Municipal N.º 9099/1997, que instituiu o Dia do Rio.