Familia Folhas

Memorial Ucraniano surpreende turistas e moradores de Curitiba há 28 anos

Imagem Destaque

O Memorial Ucraniano do Parque Tingui completa 28 anos nesta quinta-feira (26/10). O local foi aberto em 26 de outubro de 1995, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, como símbolo do centenário da chegada de uma leva numerosa de imigrantes da Ucrânia a Curitiba.

“O Memorial é referência por valorizar a herança dos ucranianos e é cada vez mais importante as pessoas conhecerem sobre os ancestrais”, explica a gerente de Parques e Praças do Meio Ambiente, Walquiria Lima.

Para aqueles que querem saber mais sobre o país europeu, o local é um dos mais indicados, como conta Paulo Machado, que veio de Fortaleza (Ceará) para visitar. “Eu tenho muito interesse pela Ucrânia, então ter vindo aqui está sendo muito legal. O acervo é bem melhor do que eu esperava”, explica Paulo.

Atrações

Ao visitar o memorial, o visitante encontra um portal e, em seguida, uma réplica da capela de São Miguel da Serra do Tigre, templo ucraniano mais antigo do Brasil, localizado em Mallet (PR). A construção tem estilo bizantino, com estrutura de madeira e uma cúpula dourada de metal e fica mais destacada à noite, quando são acesos os projetores luminotécnicos que valorizam a arquitetura. Essa iluminação é parte de uma iniciativa da Prefeitura para destacar edifícios e monumentos da cidade.

Ao lado da capela, a população encontra o campanário, uma construção que simboliza a integração a uma nova terra.
No gramado, próximo à capela, há uma escultura gigante de bronze e cerâmica de uma pêssanka (ovo pintado à mão em filigranas, especialmente para saudar a Páscoa), feita pelo artista curitibano Jorge Seratiuk. As pêssankas são parte da tradição ucraniana e simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade.

“O que mais chama atenção aqui é toda essa estrutura, a arquitetura é linda. Não vemos isso em nenhum outro lugar, por isso gostamos de vir ao Memorial”, conta a venezuelana residente em Curitiba Jessica Martinez, acompanhada do marido, Eric Matuta.

Influência ucraniana

A Ucrânia é um país com forte influência na cultura curitibana. Os imigrantes vindos de lá são responsáveis por muitas heranças, como conhecimentos de agricultura e tradições folclóricas.

“Curitiba tem um clima muito parecido com o ucraniano, o que fez muitos imigrantes se estabelecerem aqui e se adaptarem bem. É importante que essas pessoas que constituíram famílias em Curitiba e trouxeram tantas contribuições sejam valorizadas, tanto pela Prefeitura quanto pela população”, explica o diretor do grupo folclórico ucraniano Poltava, Vitorio Scarpi.

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), apoia a comunidade ucraniana que vive na capital paranaense.

Destaque na cidade

Em uma cidade com muitos espaços famosos, o Memorial Ucraniano consegue se destacar nos roteiros de quem visita Curitiba. A mineira Marissa Assis já mora na capital paranaense e trouxe a amiga Bianca Souza para conhecer o local.

“Eu já vim aqui várias vezes e é tudo muito legal: a história, as construções, o parque, por isso tive que trazer ela”, diz Marissa.

“Eu achava que só ia ver um parque, mas esse Memorial chama muito a atenção”, completa Bianca, que veio de Minas Gerais para conhecer Curitiba.

O memorial também é parte do trajeto da Linha Turismo, o que atrai muitos visitantes, como foi o caso do casal Bruno Dias e Angelita Brum, de Campo Grande (Mato Grosso do Sul).

“Nunca tínhamos ouvido falar do Memorial, mas ficamos muito interessados quando passamos aqui com a Linha Turismo. Foi bom desembarcar do ônibus para conhecer mais”, relata Bruno.

Localização no Parque Tingui

O memorial está no Parque Tingui, um local que reúne natureza, história e cultura, e é apelidado em homenagem à tribo Tingui, que vivia nas terras de Curitiba quando a cidade foi fundada.

Além do Memorial Ucraniano, o espaço inclui a Praça Brasil 500 anos, que celebra a chegada dos portugueses ao país, e uma escultura de oito metros de altura de Emanoel Araújo, artista plástico fundador do Museu AfroBrasil. A obra de arte foi instalada em novembro de 2022 durante o mês da Consciência Negra e também marca o centenário do movimento modernista e dos 200 anos de Independência do Brasil.

“Incluir o Memorial Ucraniano no parque é muito bom, porque as atrações se completam. Quem visita um desses espaços acaba conhecendo outro também. Não há como falar do Parque Tingui sem mencionar o Memorial”, explica a gerente de Parques e Praças do Meio Ambiente, Walquiria Lima.

Eventos

O local também recebe diversos eventos ligados à cultura ucraniana, como a Bênção dos Alimentos (sábado de Aleluia), a Festa Nacional da Ucrânia (agosto), a Festa da Colheita (outubro) e a Festa de São Nicolau (novembro).

Além das festividades, o memorial é palco de exposições de artesanato e de peças de decoração temáticas, como ícones, bordados e pêssankas.

Serviço: Memorial Ucraniano

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Parque Tingui (Avenida Fredolin Wolf, 1.870, bairro São João)