Governança e mudanças climáticas são tema de discussão

Os desafios da gestão e da governança das ações climáticas estiveram em pauta na última reunião do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas, realizado virtualmente, na última quarta-feira (8/6). A programação, em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, fez parte do Diálogos Sustentáveis, da entidade.

A secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, lembrou, ainda, que a reunião foi inserida na programação do mês do Meio Ambiente em Curitiba. “Esse encontro faz parte de uma extensa programação que tem como objetivo comum sensibilizar a população para o cuidado com o Meio Ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas”, apontou.

Para o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, Curitiba é um grande exemplo. “É uma grande responsabilidade para nós fomentar essa discussão com tanta gente boa. Curitiba, sem dúvidas, reúne todos os requisitos para aprimorar ainda mais a sua governança em mudanças climáticas”, disse.

Apresentações

Foram apresentados na reunião, pelo assessor técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Ehmke, os aspectos do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que foi finalizado e aprovado em 2020 e teve o apoio da Rede de Cidades C40 e do ICLEi em sua elaboração.

A reunião também contou com a experiência das cidades Recife (PE) e Niterói (RJ) no enfrentamento das mudanças climáticas com o aprimoramento de ações de governança. As falas foram do secretário do Meio Ambiente do Recife, Carlos Ribeiro; e do subsecretário do Clima de Niterói, Marcos Lacerda. Houve contribuições da Ana Carolina Câmara, diretora do projeto ProAdapta da GIZ, e da Silvia Cervellini, cofundadora do Delibera Brasil.