Família Folhas dá dicas para o Dia Mundial sem Carro

Quando a Famíla Folhas voltou, em março deste ano, para lembrar o curitibano sobre a separação correta dos resíduos, veio com uma missão maior: ajudar a divulgar as ações de sustentabilidade da cidade e mostrar que todo mundo pode - e deve - fazer a sua parte quando o assunto é combater as mudanças climáticas.

Melhorar a qualidade do ar e reduzir a emissão de gases do efeito estufa é uma das ações necessárias. Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e Folheco podem te ajudar nisso com algumas dicas simples, para serem colocadas em prática já nesta quinta-feira (22/9), quando se comemora o Dia Mundial sem Carro.

A data, criada em 1997 por ativistas franceses, tinha a intenção de reduzir problemas causados pelo uso crescente de veículos automotores, como o aumento da poluição sonora e do ar, lembra a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Confira os programas e ações da cidade para a Mobilidade Ativa

Veja as dicas:

Planejar é preciso
Quando a ideia é deixar o carro em casa, é fundamental se planejar e entender qual será o tempo necessário para o deslocamento. Com a internet e ferramentas como o Google Maps, por exemplo, é possível calcular as rotas usando diferentes modais - transporte público, caminhada, bicicleta ou, até mesmo, carro de aplicativo - para saber a que horas sair.

Distância curta? Vá a pé!
A caminhada, além de fazer bem para o planeta, é boa para a saúde. Um trajeto curto pode ser feito a pé, apreciando as belezas da cidade e estimulando o sistema cardiorrespiratório.

Bike também é opção
Em uma distância um pouco maior, que tal tirar a bicicleta de casa? Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 252,1 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas para que o seu trajeto seja feito com conforto e segurança.

Que tal usar o transporte público?
Curitiba tem 254 linhas de ônibus e o transporte coletivo mais integrado do País, interligando a capital a 15 municípios da RMC. A cidade conta também com a chamada  integração temporal, que permite a conexão gratuita entre linhas, por um determinado período de tempo. Basta ter em mãos o cartão-transporte usuário. Veja as linhas e horários no site da URBS e aproveite o trajeto para ouvir música e ler um livro.

Vai de carro mesmo? Dê carona
Se nenhuma das opções vai ser viável, que tal procurar aquele amigo ou colega de trabalho que faz o mesmo itinerário que você para pegar ou oferecer uma carona? Vai ser menos um veículo nas ruas.