Curitiba tem dez pontos de coleta de lixo eletroeletrônico neste sábado

Tem alguns equipamentos eletroeletrônicos estragados ou fora de uso só ocupando espaço em casa? Neste sábado (2/7), a Prefeitura de Curitiba e associações do Ecocidadão promovem o mutirão mensal de recolhimento destes resíduos. Serão dez pontos espalhados pela cidade (veja os endereços abaixo e escolha o mais próximo da sua casa), funcionando das 9h às 15h.

Micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e carregadores de celular estão entre os itens que podem ser levados pelos cidadãos.

Os trabalhadores das associações de reciclagem fazem a coleta e separam os componentes. O que pode ser reciclado é separado do que precisa de tratamento diferente para evitar contaminações. Partes plásticas dos equipamentos são separadas e vendidas pelas associações.

“Se descartados incorretamente, esses itens podem causar contaminação no solo e na água”, alarta a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Mais opções

Além da coleta de lixo eletrônico pelo mutirão, a população pode apresentar esses materiais junto à coleta seletiva (um item), aos ecopontos mistos, ou levar a administrações regionais que têm locais de recebimento, como é o caso do Boqueirão (Rua da Cidadania do Carmo), Tatuquara e Cajuru.

Curitiba tem, ainda, coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais. Existem, ainda, ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.

Mais informações sobre reciclagem podem ser encontradas no site da Família Folhas e no coletalixo.curitiba.pr.gov.br.

Serviço: Recolhimento de lixo eletroeletrônico

Data: sábado (2/7)

Locais

• Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto