No Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21/9), Curitiba vai atingir a marca de 400 mil mudas plantadas desde 2019. Lançado pelo prefeito Rafael Greca, o programa 100 mil árvores é uma das ações que fazem de Curitiba uma das cidades mais arborizadas do mundo.
As ações de plantio e de preservação das áreas verdes são coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nos últimos seis anos, Curitiba alcançou a marca de 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs).
Com os 48 parques e bosques, a capital paranaense oferece 69 metros quadrados de área verde por habitante. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é no mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante. “Curitiba tem quase seis vezes mais que isso. Viva Curitiba e viva as nossas árvores”, celebrou o prefeito Rafael Greca.
O prefeito também destaca a importância da preservação das árvores e de se fazer novos plantios na cidade. “Novas árvores na cidade trazem benefícios para o meio ambiente, como equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, afirmou Greca.
Somados às praças, jardinetes, eixos de animação e jardins ambientais, são quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas com bosques nativos, equipamentos de lazer e prática esportiva, que proporcionam mais qualidade de vida à população.
A moradora Silvana Zanotto, do bairro Boa Vista, participou da entrega gratuita das mudas de árvores gratuitas na Rua da Cidadania. Ela acha que esse incentivo para a população plantar, dentro do programa 100 mil árvores, ajuda a criar o sentimento de cuidado com o meio ambiente para as novas gerações.
“Em eventos assim é sempre bom trazer as crianças, que acabam querendo levar todas as plantas”, conta Silvana.
O Desafio 100 mil árvores foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o projeto passou a ser renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza 400 mil plantios.
O Dia da Árvore foi criado no Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores, e seu papel fundamental para a vida no planeta. A data foi escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul.