3ª edição do Curitiba Viva Bem promove saúde e controle do tabagismo neste sábado

No próximo sábado (27/5), das 8h30 às 12h, acontece a 3ª edição do Curitiba Viva Bem, no Parque Barigui. O evento, símbolo da política pública municipal de promoção da qualidade de vida, tem como tema nesta edição a prevenção e o controle do tabagismo, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado tradicionalmente no dia 31 de maio em todo o mundo.

As ações neste sábado vão acontecer em dois ambientes do Barigui. Na área interna, do Salão de Atos do parque, haverá a apresentação da Família Folhas, do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal e depoimentos de ex-fumantes que frequentaram o programa de controle do tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na área externa, serão instaladas tendas para avaliação física, orientação nutricional, cuidados com a saúde bucal e informações sobre as formas corretas de reciclagem do lixo. Ainda compondo a área externa, haverá um Espaço Zen com a oferta de auriculoterapia, reiki e meditação guiada no coreto.

Como incentivo para largar o hábito, os participantes fumantes serão convidados a trocar carteiras de cigarro por mudas de plantas que serão doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O Curitiba Viva Bem também receberá do público doações de agasalhos para a Campanha do Agasalho 2023.

Equipes de programas itinerantes também estarão no parque com atendimentos e orientações ao cidadão. O Odonto Móvel da SMS oferecerá serviço de análise de lesão bucal sugestiva de câncer para participantes do evento. Já o Fala Curitiba Móvel do Imap estará disponível para aqueles que quiserem preencher o formulário e sugerir prioridades para serem incluídas entre as próximas ações da administração.

Finalizando o evento, será feita uma caminhada alusiva à temática, com percurso de 1 km dentro do Parque Barigui.

O evento é uma ação das secretarias municipais da Saúde; Meio Ambiente; Defesa Social e Trânsito; Esporte, Lazer e Juventude e Instituto Municipal de Administração Pública.

Benefícios ao parar de fumar

Os benefícios de deixar o cigarro aparecem já nos primeiros dias: no primeiro, os pulmões passam a funcionar melhor; dois dias depois, o olfato e o paladar melhoram. E após um ano sem fumar, o risco de morte por infarto é reduzido à metade.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) elenca não só uma, mas 100 razões para parar de fumar, desde maior risco de saúde até os custos econômicos para financiar o vício ou as perdas estéticas, como amarelamento dos dentes e envelhecimento precoce da pele.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano; no Brasil, são 161,6 mil mortes anuais atribuíveis ao cigarro. Assim, parar de fumar é escapar do maior risco evitável de adoecimento e mortes precoce.

Programação completa da 3ª edição do Curitiba Viva Bem

A partir das 8h30 programações das tendas:

•          Oferta de auriculoterapia

•          Oferta de reiki

•          Orientações Nutrição

•          Avaliação física

•          Van Fala Curitiba – Imap

•          Odonto Móvel para análise de lesão bucal sugestiva de câncer

•          Distribuição de 500 mudas de plantas em troca de carteira de cigarro

•          Orientação sobre separação do lixo pelo Programa Ecocidadão

10h – Apresentação da Família Folhas

10h15 – Teatro de Fantoches Guarda Municipal

10h40 – Depoimentos de ex-fumantes

11h – Meditação Guiada (Coreto)

11h15 – Alongamento (Coreto)

11h20 – Caminhada

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.