Crianças do Tatuquara plantam árvores e aprendem a separar o lixo

Crianças da Regional Tatuquara tiveram uma aula diferente na manhã desta segunda-feira (13/6) sobre a importância de preservar o meio ambiente, aprendendo a separar o lixo com o objetivo de contribuir para um mundo mais saudável e sustentável.

A ação aconteceu na Rua da Cidadania do Tatuquara e é alusiva ao Mês do Meio Ambiente, que tem programação até o final de junho em Curitiba. Participaram 120 estudantes da Escola Municipal Professora Maria Ienkot Zeglin, além de servidores municipais e pessoas da comunidade.

A Banda Lyra Curitibana animou o evento. As crianças também puderam brincar os jogos de tabuleiro da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), como ludo, trilha, dama e jogo da velha.

Família Folhas

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Família Folhas. Os personagens Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo), falaram sobre como atitudes simples, como a separação do lixo ou o plantio de uma árvore podem ajudar a transformar o planeta e fazer dele um lugar melhor para se viver.

Depois, as crianças participaram do plantio de duas mudas de uvaia no terreno em frente à Rua da Cidadania, com a participação da Família Folhas e do Curitibinha, o ator Douglas Peres, que também brincou e divertiu a criançada.

A garota Maria Fernanda dos Santos Gomes, 10 anos, que mora no Tatuquara, ajudou a plantar as mudas e gostou muito da experiência.

“Achei muito legal. Todas as crianças deveriam plantar uma árvore e também ajudar a cuidar dos rios”, sugeriu a menina.

Distribuição de mudas

O núcleo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribuiu para a comunidade 600 mudas de ipê (roxo e amarelo), uvaia, araucária, dedaleiro, paineira, ingá, jacarandá, jabuticaba e outras espécies.

As regionais da cidade estão distribuindo 10 mil mudas de árvores nativas como parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e também em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.

Para o administrador regional, Marcelo Ferraz, o meio ambiente é uma temática muito importante para toda a sociedade, principalmente as crianças.

“Nós ficamos felizes em poder organizar eventos com esse, envolvendo as crianças que estão aqui aprendendo a respeitar a natureza com brincadeiras e com este trabalho maravilhoso da Família Folhas. As crianças serão os cidadãos do futuro e vão assumir esse cuidado com o meio ambiente”, disse Ferraz.

Dengue e lixo eletrônico

Além da distribuição de mudas, foi montado também um ponto de recolhimento de lixo eletrônico, que logo nos primeiros momentos já havia arrecadado dois aparelhos de TV e um antigo vídeo-cassete.

O Distrito Sanitário de Saúde montou a trilha da dengue, um jogo de tapete em que as crianças aprendem como evitar a proliferação do mosquito da dengue. A atividade foi acompanhada por duas servidoras que vestiram a fantasia do mosquito.

Trabalho infantil

O núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) focou a ação na prevenção ao trabalho infantil. A gerente de Proteção Social Especial, Lissandra Medeiros dos Santos, veio caracterizada como a personagem Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo e distribuiu folders que tratavam do tema e cataventos de cartolina.

“O catavento de cinco pontas é o símbolo mundial do combate ao trabalho infantil. As cores representam cinco continentes. Ele também dá a ideia de movimento e de união das forças na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil”, explicou .