Condomínio de Curitiba é exemplo de consumo consciente e sustentabilidade

Com cerca de mil moradores, o condomínio Moradas do Campo, que fica no bairro Fazendinha, tem uma série de iniciativas de consumo consciente e pode servir de exemplo para toda a cidade neste Dia do Consumo Consciente, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e comemorado no sábado (15/10). Além de fazer uso de menos recursos naturais, como a água, as medidas trazem economia e bem-estar a todos que vivem no local.

Somado aos projetos próprios, o condomínio é um dos participantes do programa da Secretaria do Meio Ambiente para a separação de resíduos, que faz parte das ações do Curitiba Viva Bem, que reúne políticas públicas visando saúde e qualidade de vida da população. Os moradores têm as lixeiras identificadas, recebem informações e materiais referentes ao tema.

Para a síndica Vanusa Vieira, o retorno da Família Folhas e as visitas da Educação Ambiental do município são fundamentais, principalmente, para a sensibilização das crianças.

“Nossa obrigação é sensibilizar as crianças para esse tipo de comportamento mais sustentável, são elas que vão levar isso adiante e fazer do mundo um lugar melhor”, conta. À frente da administração do condomínio há 14 anos, ela é gestora e assessora condomínios em todo o país há 15 anos.

No Moradas do Campo, já há três cisternas de captação de água da chuva, que é utilizada para limpeza e rega de plantas; pontos de coleta de lâmpadas e pilhas para logística reversa; monitoramento do consumo de água; poço artesiano e uma horta que está em ampliação e prestes a receber um sistema de irrigação e de compostagem.

A irrigação, reforça Vanusa, está sendo implantada por uma startup do Vale do Pinhão que já fez o trabalho na Fazenda Urbana do Cajuru. A economia estimada é de 50% do consumo de água atual do condomínio. Além de ser inteligente e entregar a quantidade de água que a planta precisa para se desenvolver.

Começar aos poucos

Nas aulas que a síndica ministra em todo país, ela lembra que nem todas as medidas a serem implantadas nos condomínios precisam ser grandes ou demandar muito investimento. “A separação dos resíduos já é um excelente ponto de partida e, para isso, o programa da Prefeitura é ótimo e está disponível a todos na capital”, conta. O exemplo da cidade é também usado por ela nas aulas para síndicos de outras cidades.

Dicas da Família Folhas

O consumo consciente pode e deve ser incentivado em comunidade, mas começa com medidas de cada um. Veja as dicas da Família Folhas para um dia a dia mais sustentável:

- Reduza o uso de plástico
No mercado, além de levar uma sacola retornável, que tal repensar as escolhas e reduzir o número de embalagens plásticas? Comprar produtos a granel pode ser uma boa opção, assim como escolher produtos com menos embalagens ou embalagens em vidro.

- Menos papel, mais praticidade (e mais economia)
Já tem prestador de serviço que oferece desconto para quem opta por receber boletos de cobrança por e-mail. Aderir vai fazer a diferença no bolso e na geração de lixo, ainda que seja reciclável. Se for necessário fazer impressões, o ideal é utilizar os dois lados das folhas.

- Separe os resíduos
Encaminhar lata, papel, vidro e plástico aos barracões do Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba garante renda para os cerca de 900 trabalhadores das associações e permite economia de matéria-prima na produção de diversos itens.

- Uso racional da água
Desligar a torneira ao escovar os dentes ou se ensaboar durante o banho reduz bastante o desperdício de água. O uso racional pode ser ampliado, ainda, com o reúso da máquina de lavar roupa para alguns tipos de limpeza e com a coleta de água da chuva para rega de plantas.

- Cascas e talos fazem bem pra saúde
Utilizar os alimentos integralmente, não só evita o desperdício de fontes ricas em nutrientes que estão em cascas, folhas, talos e polpas, mas também é uma forma eficiente de proteger o planeta. Cada vez que algo deixa de ir pro lixo, significa que rejeitos deixarão de chegar a aterros sanitários, contribuindo para a preservação do solo.

- Precisa ir de carro?
Outro hábito a repensar sobre o consumo consciente é o deslocamento pela cidade. Distâncias mais curtas podem ser feitas a pé ou de bicicleta. Se o caminho é mais longo, pegar ou oferecer carona é um bom jeito de reduzir o uso de combustíveis fósseis e a emissão de gases responsáveis pelas mudanças climáticas.