Com feira de serviços e soluções, Regional Boqueirão celebra o meio ambiente

A Administração Regional do Boqueirão vai comemorar nesta quarta-feira (08/6), na Rua da Cidadania, o mês dedicado ao Meio Ambiente. Durante toda a tarde, oferecerá à comunidade o evento Quarta-feira Cidadão Sustentável, com oferta de serviços e informações sobre educação ambiental e qualidade de vida.

As atividades vão das 14h às 17h e contarão com a presença do prefeito Rafael Greca e também da Família Folhas, com seus personagens protagonistas da campanha da Prefeitura de promoção da educação ambiental e sustentabilidade no dia a dia.

Segundo o administrador regional, Ricardo Dias, o objetivo é estimular a comunidade a aprender e refletir sobre as práticas do dia a dia que repercutem sobre o meio ambiente. “A ideia é nos juntar no esforço pela preservação da qualidade da água, do ar, do solo e da biodiversidade na prática”, resume.

Venha e traga pinhões

Entre as estratégias do evento está a campanha de coleta para o projeto Pinhão Curitibano, lançado na semana passada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a produção de mudas de araucária. No corredor do local, decorado para o evento com réplicas de um mini lago povoado de peixes e também um poço rústico de água, haverá um cesto especialmente destinado a receber doações de pinhões pelos visitantes.

“Vamos ajudar a Prefeitura a superar a meta de juntar 50 quilos de pinhão antes de 1° de julho e ampliar a oferta de mudas da nossa árvore símbolo”, convidou Dias.

O prefeito Rafael Greca também dará exemplo de como tornar a cidade mais verde. Às 16 horas, depois de visitar a exposição de serviços ao longo do corredor da Rua da Cidadania do Boqueirão, ele plantará um ipê amarelo próximo ao coreto existente no jardim da Praça do Carmo, e receberá os pinhões resultantes da arrecadação obtida no evento.

Mais árvores

A muda a ser plantada por Greca fará parte das mil espécies nativas (ornamentais e frutíferas) do desafio 100 Mil Árvores, que estarão ornamentando o local e serão distribuídas para adoção. A distribuição acontecerá a partir das 14h, depois do cadastramento junto às equipes do projeto.

Equipes do Exército, vizinho da Rua da Cidadania, que refloresta sua área e mantém no local pistas para a prática da corrida de orientação, ajudarão na distribuição das futuras árvores.

Para levar as mudas, basta informar nome e endereço. O objetivo é alimentar o mapeamento das áreas onde as árvores são plantadas.

Para o cidadão

Também vão mostrar um pouco do seu trabalho os núcleos regionais das secretarias municipais de Educação (SME), Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Saúde (SMS), Meio Ambiente (SMMA), Defesa Social (SMDT) e Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).

As equipes desses órgãos levarão para o evento trabalhos de estudantes sobre meio ambiente, uma apresentação sobre o esporte na natureza chamado corrida de orientação, informações sobre prevenção da dengue e alimentação saudável.

A Fundação de Ação Social (FAS) vai expor artesanato feito com materiais recicláveis pelos frequentadores de suas unidades, enquanto a Guarda Municipal mostrará seu trabalho com a ajuda de cães treinados.

Do governo estadual, alunos do Centro de Educação Profissional de Curitiba (CEEP) apresentarão à comunidade como eles se preparam para atuar profissionalmente, enquanto a Sanepar atenderá os interessados em serem beneficiados pela tarifa social de água.

A parte artística do evento ficará por conta da performance da Banda Lyra Curitibana.

Serviço:

Quarta-feira Cidadão Sustentável

celebra o mês do meio ambiente

(Mostra de serviços e ações regionais voltados para o meio ambiente)

Dia 08/6 (quarta-feira)

Na Rua da Cidadania do Boqueirão (Marechal Floriano, 8430)

Das 14h às 17h

Para todos os públicos