Campanha A Volta da Família Folhas é finalista do prêmio Top de Marketing

O jingle que nunca saiu da cabeça dos curitibanos - "lixo que não é lixo não vai pro lixo. Se-pa-re" - e que também marca o retorno da Família Folhas, em março deste ano, garantiu à Prefeitura de Curitiba a colocação entre os finalistas do prêmio Top de Marketing 2022 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Seção Paraná (ADVB/PR).

O município pode levar a premiação na categoria Social pela campanha A Volta da Família Folhas, uma criação da Secretaria Municipal da Comunicação Social com a agência Gpac e ilustrações do escritório do criador dos personagens originais, o cartunista e escritor Ziraldo. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro em cerimônia em local a ser confirmado, com a comemoração dos 50 anos do Top de Marketing ADVB Brasil.

Para a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini, estar entre os finalistas, ainda mais na categoria Social, mostra que a gestão do prefeito Rafael Greca está no caminho certo de reforçar entre os curitibanos conceitos básicos de sustentabilidade para o dia a dia.

“O simpático clã verde, Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e Folheco, voltou para ficar e está inspirando crianças, jovens e adultos a separar os resíduos domésticos para reciclagem, bem como a entender a importância da utilização correta de água e do uso de energias renováveis", disse.

Além da coleta seletiva

Ao voltar para o dia a dia e trazer informações mais novas sobre a separação correta dos materiais recicláveis, a Família Folhas causou impacto quase instantâneo nos números da coleta seletiva na cidade. Mas a intenção da campanha é ainda mais abrangente: com novos personagens, chegaram também novas causas, como o desenvolvimento sustentável e as ações necessárias para conter o avanço e consequências das mudanças climáticas.

Além de Seu Folha, Dona Fofô, Fófis e Fifo - os personagens originais - fazem parte da formação de 2022 da Família Folhas, ainda, a adolescente PcD Flora, seu irmãozinho Fefo (os dois, filhos da mãe-solo Fófis) e o pet folha Folheco, adotado por Fifo, um defensor da causa animal.

O prêmio

O Top de Marketing é o maior evento do mercado de vendas, comunicação e marketing do Paraná. Todos os anos reúne centenas de profissionais de diversos setores da economia do estado para reconhecer, premiar e celebrar as melhores performances das empresas e instituições paranaenses, nas categorias arquitetura e construção; comunicação; indústria; serviços; startups e PME´s; social; e varejo.