Daqui a alguns anos, a praça na esquina das ruas Octávio Schiavon e Victorio Vizinoni, no bairro Capão da Imbuia, terá mais sombra com os 25 ipês-amarelos e 16 liquidâmbares (árvore que fica com a flores vermelhas no outono) plantados pela Prefeitura nesta sexta-feira (5/4). O plantio foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca e faz parte da recomposição da arborização na região da Avenida Victor Ferreira do Amaral, onde foi preciso retirar árvores para as obras do Complexo Tarumã e do Novo Inter 2.
Desde janeiro, a Prefeitura já plantou 3.761 novas árvores nos cinco bairros (Jardim Social, Capão da Imbuia, Tarumã, Cajuru e Bairro Alto) atingidos pelas obras, que vão melhorar a mobilidade urbana. Somente nesta sexta-feira (5/4), as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram o plantio de 161 novas árvores no Tarumã e Capão da Imbuia, em região bem próxima à Avenida Victor Ferreira do Amaral.
“Esse plantio faz parte das 5 mil árvores que estão sendo plantadas aqui na região da Victor Ferreira do Amaral. Isso é como compensação daquelas árvores que tivemos que retirar para poder promover o alargamento da avenida e a criação do eixo de transportes que está em execução do Novo Inter 2”, disse o prefeito ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. Juntos, ele fizeram o plantio de um liquidâmbar na praça.
A secretária explicou que todas as árvores plantadas nesta sexta-feira foram cultivadas e ficaram três anos em desenvolvimento no Horto Municipal da Barreirinha antes de irem para a arborização pública.
“Já plantamos as árvores com sombra. Elas já chegam com um bom desenvolvimento para trazerem conforto térmico e equilíbrio para o meio ambiente aqui da região”, explicou Marilza.
Na manhã desta sexta-feira (5/4), as equipes do Meio Ambiente também fizeram o plantio de 45 árvores, sendo 18 ipês-brancos e 24 ipês-amarelos-miúdos na Rua Dino Bertoldi, ao lado do Ginásio do Tarumã, e mais três ipê-brancos na praça em frente ao Jockey Club do Paraná.
Os personagens da Família Folhas acompanharam o plantio e entregaram gibis com informações de educação ambiental para os curitibinhas da região. Perto da praça, as duas maiores araucárias da região foram plantadas há 60 anos pela moradora Vilma Borges, de 80 anos.
“Moro aqui no bairro desde que nasci. A Rua Helena Moscibroski Borges, aqui em frente desta praça, tem o nome da minha mãe. E eu moro na rua que tem o nome do meu pai, Manoel Borges. Acho muito bonita as árvores aqui do bairro. É muito importante esse plantio feito pela Prefeitura”, afirmou Vilma.
A vizinha dela, Juliana Tross, gostou de ver novas árvores sendo plantadas em frente de casa. “Eu amo árvores, isso é uma bênção para nós aqui da região. Essa praça é boa e com sombra ficará ainda melhor”, disse Juliana.
Todos os plantios de novas árvores na cidade fazem parte do programa 100 mil árvores para Curitiba.
Os plantios, aliados a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integram o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Desde 2019, quando o programa foi lançado, a Prefeitura de Curitiba já fez o plantio de 487.771 árvores. A capital vai chegar em junho à marca das 500 mil árvores plantadas em toda a cidade. Tudo para tirar do ar o excesso de carbono que polui o meio ambiente.
A adesão da população tem sido tão extraordinária que, ano a ano, a cidade tem renovado o desafio para chegar a meio milhão de mudas plantadas em breve.
Acompanharam o plantio das árvores nesta sexta-feira, pela Secretaria do Meio Ambiente, os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos, e de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, de Licenciamento e Fiscalização, Érica Costa Mielke, de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi, de Serviços Especiais, Clarissa Grassi Dias, e de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; e o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. Também compareceu o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior.